sábado, 23 de julho de 2011

OS NEGÓCIOS E O FUTEBOL DA SELEÇÃO BRASILEIRA









Não sou torcedor, não mesmo. Exercito, isto sim, este direito desde a copa do mundo de futebol de 1974. E exerço tal direito com total empenho. Todavia, não me permito estar totalmente alheio a tudo aquilo que acontece nas verdes pradarias futebolísticas, onde vinte e dois marmanjos se esfalfam para encaixar uma esfera pneumática, de cercfa de 30 cm de diâmetro, nas redes da equipe adversária, regulados atentamente por outro marmanjo vestido de preto, cuja mãe é fragorosamente elogiada por uma multidão delirantemente ensandecida, numa manifestação quase religiosa.



Conversa fiada à parte, na qualidade de observador privilegiado desse final de Copa América 2011, após a eliminação precoce das duas seleções favoritas ao título, Brasil e Argentina, percebo o futebol como um simulacro de religião, batalha ideológica, esporte e entretenimento, numa semelhança quase assustadora com o universo dos negócios.



Certa feita, numa conversa profissional sobre os melhores lugares para trabalhar, lá pelo final dos anos 1980, nos tempos em que a IBM reinava absoluta no universo corporativo de tecnologia da informação, com seus main frames superpoderosos, lá era o melhor lugar para trabalhar, assim como a melhor seleção de futebol, no mundo, era a brasileira.



Há mais de dez anos estamos no século XXI e pouca coisa mudou na cabeça das pessoas. Pelo menos uma coisa mudou e isso foi muito bom para todo mundo. A IBM não é mais aquela e nem lista das vinte melhores empresas para trabalhar. Quanto ao futebol...



Respeitadas as opiniões dos especialistas, dos comentaristas de ocasião e dos milhões de técnicos de futebol que povoam este país, acredito que deva ser lançado um novo olhar sobre a eliminação da seleção brasileira de futebol da disputa da Copa América de 2011, da incapacidade de Mano Menezes de organizar uma equipe vencedora, apesar de ter uma constelação que não consegue brilhar em campo. Apesar de ter à sua disposição os mais renomados e mais bem remunerados talentos do futebol atual, jogando por aqui e em terras gringas, como Alexandre Pato, Elano, Robinho, Neymar e mais um punhado deles, o problema está à vista de todos, um time de talentos que não consegue ganhar jogo. O problema não está, necesariamente, no grupo e, ao mesmo tempo, se encerra aí. Na medida em que o mundo foi mudando, a seleção brasileira de futebol não soube fazer, internamente, as mudanças necessárias para fazer dela o que o GOOGLE é hoje para a busca de internet.



O elogio à arrogância, a apologia do excesso de auto confiança como únicos referenciais para alcançar a vitória e fechar os olhos para aqueles pequenos detalhes que fazem o amálgama para uma equipe vitoriosa, não é o melhor caminho. Um punhado de gente talentosa não significa que seja um grupo talentoso, criativo e inovador. E, em se tratando de pessoas, considere a batalha de egos.



O problema da seleção brasileira está na sua estrutura de sustentação. Uma CBF mergulhada em graves denúncias de escândalos financeiros e transações pra lá de duvidosas, somando-se a isso o silêncio da alta direção, torna ainda mais nebulosa a situação da instituição.



Não me interessa nem um pouquinho o que os dirigentes de futebol estão fazendo na privada, mas em público deveriam tomar mais cuidado para evitar o mau cheiro. Acontece que a percepção do público não pode ser de desesperança. O que os dirigentes fazem, de certo e de errado, atinge diretamente quem está na vitrine da arena de batalha. E isto serve para esportistas, atletas, jogadores de futebol, profissionais liberais e vendedores.



O nível de confiança que o público tem nas empresas e instituições é o que determina o nível de lucratividade. No futebol, lucratividade é bola na rede. De preferência na rede do adversário.

2 comentários:

halimahjacque disse...

Titanium iv chloride | TITanium Art Group
Stainless Steel plating. titanium max trimmer Titanium iv titanium 4000 chloride is ideal for titanium pan building walls on the top edge of concrete titanium ingot to meet the top of the ford focus titanium hatchback earth.

tivenayt disse...

q711w9mztyr815 wholesale sex toys,huge dildos,sex chair,women sex toys,sex chair,realistic dildo,dildo,realistic dildo,women sexy toys a154x0hrfpu689